terça-feira, 28 de setembro de 2010

Sexo, namoro e HIV.

Reunimos-nos nesta ultima terça-feira do mês de setembro para tratar de um assunto bem importante entre os jovens, que é o sexo. Trocamos experiências pessoais e chegamos a algumas conclusões sobre o assunto. 

Sexo é uma realidade na vida não só dos jovens, mas é nesta parte da vida onde mais acontece. Mas é importante lembrar que o uso da camisinha é importante, para a prevenção de várias doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV, que está sendo abordado nesta reunião.
Algumas pessoas com HIV, na hora de começar algum relacionamento, temem ter que contar sobre sua sorologia positiva, o que acaba muitas vezes interrompendo algo que poderia ter sido um bom relacionamento.

Hoje em dia, as pessoas ainda têm poucas informações sobre o HIV, pois nos meios de comunicação o material exibido é sempre sobre a prevenção, ou seja, “Use camisinha para não pegar AIDS”. Talvez se eles mudassem a maneira de pensar, poderiam distribuir materiais informativos sobre o vírus do HIV, para reduzir o preconceito na sociedade.

Muitas pessoas não têm consciência da realidade dos jovens com HIV/AIDS, e descriminam as pessoas que possuem o vírus. Um exemplo é uma pessoa ou pessoas que se diziam amigos, se afastarem de você assim que descobrissem sobre sua sorologia. Esse é o motivo que leva as pessoas com HIV sentir medo ou receio de contar sua sorologia a alguém.

É extremamente importante durante os relacionamentos, que os parceiros saibam sobre a sorologia, pois ninguém é obrigado a ser exposto ao vírus. Nós, com sorologia positiva, devemos cuidar de nossos parceiros, pois sabemos da nossa realidade. Todos sabem que não é fácil ser portador do vírus, mas também sabemos que não é um bicho de sete cabeças.

Um de nossos jovens fez uma pesquisa onde o resultado foi extremamente preocupante. Essa pesquisa foi feita pelo muito conhecido, MSN Messenger, onde foram feitas algumas perguntas.

1. Você transaria comigo mesmo sabendo que tenho HIV?

2. Você transaria comigo sem camisinha mesmo sabendo que tenho HIV?

Os resultados foram assustadores. Muitos jovens disseram que não transariam por medo de morrer. Outros responderam que tudo bem, se fosse de camisinha não teria nenhum problema. E a pior de todas foi essa – “Eu transaria com você sem camisinha na boa”.

Com essas respostas chegamos à seguinte conclusão. Falta informação às pessoas sobre o assunto. Muitos pensam que o HIV é mortal, o que não é verdade. O HIV é um vírus que destrói a imunidade do corpo. O que mata é a falta de cuidado que temos conosco. Hoje em dia a realidade é que o vírus em si não mata. Se você se alimentar corretamente, ter as horas normais de sono, e cuidar do corpo, você terá uma vida normal e saudável.

Outra conclusão é que algumas pessoas já tem conhecimento sobre a real situação atual do vírus, e suas formas de transmissão, não descriminando pessoas com HIV.

E a ultima conclusão é que ainda existem pessoas irresponsáveis que se expões ao vírus pelo simples prazer que o sexo proporciona. Como dito pelo nosso pesquisador, os que aceitaram a transa sem camisinha, toparam apenas pelas condições físicas. Como dito, “se você tem um corpo bom e é bonito”.

Bem, vamos lutar pela melhoria da educação da sociedade, espalhar conhecimento sobre este assunto que muitos não fazem questão de aprender, mas que faz muita diferença.

Convidamos pessoas cuja sorologia seja positiva, que venham participar da nossa reunião, nas próximas terças-feiras, às 10:00hs da manhã, na Fundação de Medicina Tropical, em frente a Vila Olímpica. Procurar a gerência de DST/AIDS.

Agradecemos por ler estas informações, com isso começamos a distribuir o conhecimento. Atenciosamente: Comitê de divulgação informativa - CDI

Nenhum comentário:

Postar um comentário