sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Direitos e Deveres do portador do vírus HIV/AIDS


Encontro do dia 21 de Setembro de 2010
Seguindo nosso cronograma de temas, tratamos na data a cima sobre nossos direitos e deveres, assim nos conscientizar e capacitar-nos para exigirmos tudo o que envolve nosso tratamento, bem como levarmos a todos que se encontram na mesma situação apoio e orientação.
Conforme a Constituição da República Federativa do Brasil, as pessoas que vivem com HIV, assim como todo e qualquer cidadão e cidadã, brasileiro e brasileira, tem obrigações e direitos garantidos. No seu artigo 196, por exemplo, está inscrito que “Saúde é direito de todos e dever do Estado." No caso da AIDS, esse direito é sinônimo do direito à própria vida, a ser vivido com dignidade e pleno acesso a uma saúde pública de qualidade.
Direitos
      Todas as pessoas têm direito à informação clara, exata, sobre o HIV. Os portadores do vírus têm direitos a informações específicas sobre sua condição;
      Assistência e ao tratamento, dados sem qualquer restrição, garantindo sua melhor qualidade de vida;
      Ninguém tem o direito de restringir a liberdade ou os direitos das pessoas pelo único motivo de serem portadoras do HIV/AIDS, qualquer que seja sua raça, nacionalidade, religião, sexo ou orientação sexual;
      Direito à participação em todos os aspectos da vida social;
       A comunicar apenas às pessoas que deseja seu estado de saúde e o resultado dos seus testes; (quem de algum modo deixa vazar informação sobre um paciente portador do HIV está sujeito a lei / processos).
      Direito à continuação de sua vida civil, profissional, sexual e afetiva;
      Direito as Consultas;
      Direito a remédios;
      Exames laboratoriais;
      Atestado e Laudos médicos;
      Licença para tratamento médico;
      Resultados de exames;
      Isenção de IPVA;
      Isenção do IPTU;
      Passe Livre;
      Saque de PIS;
      Saque de FGTS;
      Preservativos;
“O portador ou seus familiares, no entanto, tem direito de acesso a todas as informações existentes sobre ele em cadastros, exames, fichas, registros, prontuários médicos, relatórios de cirurgias, enfim, todos os dados referentes ao paciente e a doença.”
Deveres:
 (Além dos direitos você deve ter consciência de:)
      Aderir ao tratamento;
      Ser assíduo as consultas;
      Fazer os exames solicitados pelo médico;
      Fazer uso dos anti-retrovirais;
      Fazer uso de preservativos;
      Higiene pessoal;
      Hábito de lavar as mãos;
      Higiene do ambiente;
      Higiene no preparo dos alimentos;
      Informar ao seu parceiro fixo sua condição sorológica.

A baixo você encontra uma lista de locais onde ir em busca de defesa de seus direitos, sabendo que também devemos colocar em pratica todas as nossas obrigações.

Relação de Endereços onde você pode reivindicar seus direitos.
      Defensoria Pública Geral da União no Amazonas.
Rua Ferreira Pena, nº 179 – Centro. CEP: 69010-140.
Tel: 3622-5037/3233-2020 – Fax: 3622-537.
Você poderá encontrar defensoria nos PAC’s.
      PAC Alvorada.
Av. Desebargador Joao Machado, n 4922 – Planalto.
Tel: 3238-5390.
      PAC Educandos.
Av. Beira Rio, s/n – Educandos.
Tel: 3624-3034.
      PAC Porto.
Rua Marquês de Santa Cruz, s/n – Centro.
Tel: 3234-3030 / 3622-4666.
      PAC Sao Jose.
Al. Cosme Ferreira, nº 8047 – 2 Piso / Shopping São José.
      PAC Compensa.
Av. Brasil n 1325 – Compensa I.
Tel: 3625-9388.
      Delegacia Regional do Trabalho.
Av. André Araújo, n 140 – Aleixo.
Tel: 3663-1244 / 3663-2800 / 3663-3563 / 3664-4145.
      Defensoria Pública.
Rua 24 de Maio – Centro – Em frente ao Banco do Brasil.
Tel: 3633-2955.
      Casa da Cidadania.
Conj. Celetramazom – Rua 02, nº 07. Assistente Social Zaila.
Tel: 3642-0110 / 3642-0183 / 3634-0024.
Delegacia da Mulher.
Rua Recife, 3395 – Parque Dez.
Tel: 3236-7012 / 3634-3879.

Biblkiografia Portadores do HIV vivem mais e melhor.
Jornal Correio de Urbelândia.
Editor: Jorge Alexandre Araujo.
Extraído na internet.

Nossos agradecimentos as assistentes sociais da Fundação de Medicina Tropical. Se você está em Manaus e quiser maiores informações sobre o assunto é só se dirigir a assistência social da Fundação.


6 comentários:

  1. Parabéns pelo site.
    Todas as informações são importantes mesmo para aqueles que não são portadores do vírus.

    ResponderExcluir
  2. Trabalho a 7 anos em um local proximo da minha casa , colegio dos meus filhos ,proximo ao centro de assistencia ao portador hiv ,tomo medicação que tem alguns desconfortos tendo que ir para casa mais rapido ...eu vendo frutas na rua em uma camionete com lona ,sombra proximo a banheiros e tudo mais ,mas a prefeitura nos tirou do nosso local de serviço depois de 7 anos nesse lugar sendo bem dificil de me acertar denovo em outro lugar .Queria saber se tem algo que posso faser sendo que existe (statu qua ) que quer diserque È ESTADO AUTAL DAS COISAS ou que significa que mexerão totalmente com o meu meio de vida estava muito bem de vida no meu emprego agora ate depresão ando passando ,com medo de sair e trabalhar e ser abordada por fiscais da prefeitura .ESTOU BEM DESANIMADA E QUERIA SABER SE ELES PODEM MEXER ASSIM COM UM PORTADOR QUE TRABALHA PARA A SOBREVIVENCIA E BEM ESTAR DE SUA FAMILIA E PROPRIA SAUDE ?

    ResponderExcluir
  3. O que podemos fazer se nosso parceiro fixo tem ciencia que é soro positivo e não nos informa?

    ResponderExcluir
  4. Eu sou soro positivo mas minha medica disse que eu nao tenho direito ao passe-livre queria saber o porque!!!!

    ResponderExcluir
  5. cuido de minha irmã que é seropositivo. Só ficamos sabendo quando ela contraiu uma doença oprtunista, que acabou a debilitando muito no início. hoje ela ja com muito esforço hoje ela já anda e não usa mais fraudas. ela tem 38 anos e graças a Deus esta muito bem de saúde. mas, não cuida nenhum pouco da higiene. isto me preocupa muito, pois quando vai ao banheiro faz a maior sugeira, muita mesmo e a impressa que me da e que e de proposito, pois esta cansada de ouvir eu falando deixo tudo que ela pracista pra limpar. mas faz pouco caso. estou muito preocupada pq tenho meu filho de nove anos e minha mãe que teme esquizofrenia. eu quem faço tua na casa e ainda tenho que trabalhar. Já fiquei muito deprecie com isso. Só encontro sobre direitos dos portadores...... e as obrigações e deveres dever de preservar o próximo ao redor deles. por favor me ajuda!!!

    ResponderExcluir
  6. apesar de estarmos anparado pela lei a descriminação continua vc está sem testemunha porto , apesar que a justiça faz a sua parte, mais os profissionais de saúde nos tratam bem, nosso tratamento é coisa melhor duque as de primeiro mundo, só tenho que elogiar esses profissionais de saúde que cuida dos portadores de HIV e AIDS

    ResponderExcluir