quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Tratamento X Efeitos colaterais


A importância do tratamento contra a HIV/AIDS
HIV
De início é bom sabermos que o vírus HIV é um organismo vivo que como outro qualquer só quer sobrevir, para isso, esse organismo, depois de instalado no corpo humano, penetra nas células de cd4 (células de defesa) e as utiliza para se reproduzir (fazer novas copia de si mesmo)
Estas cópias, então continuam infectando células vizinhas. Com o tempo o corpo vai diminuindo a habilidade de combater as infecções.
Os medicamentos anti-retrovirais (Coquetel de medicamentos - ARV) agem impedindo o HIV de se reproduzir dentro das células cd4 e cessando a infecção de novas células pela suas cópias. Ao fazer isso a quantidade de HIV no organismo diminui e o dano que ele pode causar ao sistema imunológico também.
Exames
Durante o tratamento do HIV, que tem que ser feito enquanto não surgir uma cura, seu medico ira sempre pedir exames de:
Carga viral
·         Indica a quantidade de cópias de HIV no sangue.
Cd4
·         Indica a quantidade de células de defesa do organismo
·         Uma pessoa cujo sistema de defesa funciona bem, sem está enfraquecido possui habitualmente cerca de 500 células cd4 no sangue.
·         Abaixo de 250 a 200, o sistema imunitário (defesa) fica muito enfraquecido. 
Medicamentos (coquetel)
·         A AIDS é uma doença que não tem cura, mas tem tratamento. Tomando os remédios corretamente, você pode melhorar sua qualidade de vida.
·         Os medicamentos vão ajudar as suas defesas, portanto são importantes para evitar que a doença avance, protegendo você de problemas mais graves de saúde.
Como funcionam esses medicamentos?
Eles impedem a multiplicação do HIV e diminuem a quantidade do vírus no organismo.
Com isso suas defesas melhoram você fica mais forte, com menos riscos de desenvolver a doença.
Se o tratamento for recomendado pelo médico e eu não quero começar a tomar, o que pode acontecer?
O HIV se multiplica no organismo e enfraquece a sua imunidade (que é a defesa do seu corpo). Dessa forma, você fica mais frágil para desenvolver doenças oportunistas, que podem se tornar mais graves.
O que é doenças oportunistas?
É aquela que se aproveita de um organismo debilitado (com baixa imunidade) para se desenvolver.
Como devo tomar meus remédios
Cada pessoa pode ter um tratamento diferente. Alguns remédios devem ser tomados com estômago cheio, outros dever ser vazios. A equipe de saúde irá adaptar seus horários a sua rotina de vida.
O mais importante de tudo é não parar de tomar e não se esquecer de tomar nas horas determinadas e também nas doses certas (quantidade de comprimidos)
É verdade que os medicamentos causam efeitos colaterais?
      Sim no começo do tratamento é comum sentir sensações desagradáveis, que podem desaparecer com o tempo. Qualquer medicamento pode trazer efeitos negativos, para o organismo não só o da AIDS.
      O importante é dá continuidade ao tratamento, pois seu organismo vai se acostumando com os novos remédios. Sempre que você sentir algo diferente ou incômodo, procure o seu médico, farmacêutico, enfermeiro que lhe acompanha.
Quais são esses efeitos?
      Os mais comuns são enjôos, vômitos, diarréia, insônia, dor de cabeça e mal estar. Em geral acontecem logo que o tratamento é iniciado e vale lembrar que na maioria das vezes, esses sintomas são temporários e não se deve interromper o tratamento por causa deles.
Obs.: é bom saber que os efeitos colaterais variam de pessoa para pessoas, há quem não tenha nenhum efeito colateral aparente, outros dois dias, uma semana, um mês cada um tem seu tempo.
Devo interromper o tratamento por causa dos efeitos colaterais?
      Não se deve interromper os medicamentos até conversar com o seu médico.
      E se eu desistir de tomar os medicamentos?
      Interromper o tratamento faz com que o vírus fique mais forte em seu organismo. Isso pode enfraquecer mais rapidamente suas defesas e aumentar o risco de ficar doente.
      Você deve procurar seu médico ou a equipe de saúde e conversar sobre suas dificuldades antes de decidir parar com os medicamentos
E a lipodistrofia? O que é e como prevenir?
      Lipodistrofia é o acúmulo ou perda de gordura em determinadas partes do corpo. Pode acontecer aumento de gordura na barriga, mamas, e na parte de trás do pescoço.
      A perda de gordura é mais comum nos braços, pernas, rosto e nádegas. É uma alteração multifatorial, ou seja, não está ligado somente aos medicamentos: incluem fatores genéticos, idade, sexo.
      Essas alterações podem vir acompanhadas por alterações dos níveis de gordura e açúcar no sangue, que aumentam o risco de doenças como diabetes e coração.
      Procure evitar alimentos gordurosos e frituras.
      Doces e massas com moderação
      Atividades físicas como ginástica e musculação, ajudam a prevenir os efeitos da lipodistrofia.
      Preenchimento facial
      Lipoaspiração
      Implante de prótese
Quais os exercícios mais indicados para quem está em tratamento?
      Caminhada, corrida, ginástica, bicicleta, natação e musculação são boas opções.
      Os exercícios estimulam suas defesas, ajudam a combater a depressão, a ansiedade, são bons para o funcionamento do coração e pulmão, além de manter a massa muscular e o seu corpo saudável. Também ajudam a manter baixos os níveis de colesterol e triglicerídios e ajudam a reduzir outros efeitos colaterais que podem ocorrer no tratamento, como a lipodistrofia. Porém veja com o seu médico a atividade física mais adequada com o seu médico.
Obs: Quem ainda não toma medicamento e tem uma vida saudável, dorme, se alimenta, pratica exercícios físicos, não se deixa deprimir e pode retardar o inicio da tomada de remédio.
Há pessoas convivendo com a HIV há mais de quinze anos sem desenvolver doenças graves, isso porque segue seu tratamento a serio como também procura ter uma vida saudável. HIV inda não tem cura, mas mesmo você tendo HIV pode ter uma vida com uma ótima qualidade de vida, isso depende exclusivamente de você, quem se ama se cuida! Se alimente bem, durma bem, evite bebidas alcoólicas, não são recomendadas, mas se caso as ingerir faça com muita moderação, faça exercícios físicos, namore, ame, trabalhe, divirta-se, seja feliz!

Nossos agradecimentos a Janaína Gonsalves (Farmacêutica da FMT)

3 comentários:

  1. Ola senhores administradores do SAE-JA ...Fico feliz em ta aqui fazendo essa postagem,sei o quanto é dificil levar a frente um projeto de desenvolvimento a saude dos joves e adoslecente, mas tudo com fé se ministra com sucesso. Hoje o medo de sofrer com essa doença é simplesmente muito comum entre pessoas que são soropositivas... mas creio que com comunicação, informação e força, podemos ter uma vida digna como qualquer um...somos seres humanos, e ninguem ta imune a qualquer virus, vergonha pra quê? Por acaso é crime ser "SORISTA". Ter Hiv não é vergonha.**Vergonha não é dizer que tem HIV, mas, sim, fingir que não vê o mundo de quem está escondido por ter HIV.**

    ResponderExcluir
  2. Ha! ja ia me esquecendo....Meus Muitos parabens pelo blog....Arrazou!!!

    ResponderExcluir
  3. A maior parte das pessoas que vivem com HIV ou Aids não dizem que são infectadas. Mas, eu lhes pergunto: por que as pessoas com aids se escondem? De que tem vergonha?O que fizeram de errado? Eu sei a resposta: como todas as pessoas, ELAS APENAS NÃO ACREDITARAM QUE ERAM VULNERÁVEIS AO VÍRUS!!! Portanto, não vejo motivo para se esconderem...
    Sexuados, todos somos. E a maior parte da população sexualmente ativa não usa preservativos. Portanto, não há motivo para os infectados pelo HIV se esconderem...
    CHEGA DE EXCLUSÃO! CHEGA DE ISOLAMENTO! CHEGA DE PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO! TER HIV NÃO É VERGONHA!!!
    Então, vou começar a "revolução"! Vocês topam abraçar esta causa? Lá vai: EU VIVO COM HIV! Não sou marginal, sou uma pessoa normal, séria, honesta e digna. E você, luta junto conosco???
    Deixem seus comentarios...Abracem essa causa...e sejam muito felizes...Deus abençõe a cada um d nós....

    ResponderExcluir